Tanto na Linha 4 como na Linha 5, a CCR paga salários bem menores que os do Metrô estatal. Veja abaixo a diferença entre os salários.
Quadro comparativo entre os salários
Os Agentes de Segurança são mais explorados ainda, pois além de exercerem as funções de Segurança Pública, também realizam atividades técnicas e de fluxo nas Estações, que na Cia. do Metrô são exercidas pelos Operadores de Transporte Metroviários I e II, cujos salários são superiores aos dos Agentes de Segurança da ViaMobilidade.
Para se ter uma ideia, o Operador de Transporte Metroviário II de Estação na Cia. do Metrô tem salário inicial de R$ 3.651,50 e, no final da carreira, o salário chega a R$ 4.680,00.
A maioria dos funcionários da Manutenção da ViaMobilidade acumula duas atividades que são distintas na Cia. do Metrô. A empresa contrata como Agente de Manutenção e os companheiros exercem atividades de Oficial de Manutenção e de Técnico de Manutenção, com salário-base de R$ 2.660,00. Na Cia. do Metrô para exercer a função de Oficial, o salário inicial é de R$ 3.153,16 e final de R$ 4.843,69. No entanto, os técnicos têm salário inicial de R$ 4.140,74 e o teto de carreira é de R$ 8.539,76.
E mais, os Agentes de Manutenção que trabalham nas estações são obrigados ainda a acumular mais uma função nos horários de pico, exercendo atividades de atendimento ao público. No Metrô esta função é exercida exclusivamente pelos OTMs 1 e 2 (Estação) e na ViaMobilidade esta função também é acumulada pelo Agente de Segurança.
Os metroviários da ViaMobilidade têm menos direitos e piores condições de trabalho. Além de salários e benefícios menores, os adicionais também são reduzidos. Segundo o Acordo Coletivo desses profissionais, o adicional noturno é de 20% e a hora extra 50%, já os trabalhadores da Cia. do Metrô recebem 50% e 100% respectivamente.
Defendemos que o Acordo Coletivo de Trabalho seja o melhor para todos os metroviários da ViaMobilidade, ViaQuatro e do Metrô.